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Como fazer cobranças de forma eficaz

Atualizado: 26 de fev. de 2024


Você sabe como fazer cobranças de forma eficaz na sua empresa? Evitar a inadimplência é essencial para evitar que o seu negócio passe por problemas financeiros. Sabemos que ela vai acontecer, porém, existem formas de diminuir o seu impacto nas finanças.

E para isso, preparamos este artigo, falando um pouco mais sobre como as suas cobranças podem ser feitas de maneira eficiente.


O que eu não devo fazer durante a cobrança?

Antes de falarmos sobre como fazer cobranças, é preciso entender o que não se pode fazer, legalmente falando. Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 42, é proibido constranger, ameaçar ou expor o devedor ao ridículo.

Isso é bastante subjetivo, e por isso, vai depender do entendimento do judiciário definir se isso aconteceu ou não. De toda forma, nessas situações, a empresa pode ser penalizada, tendo que arcar com multas e até mesmo a suspensão de suas atividades.

Além disso, o artigo 71 também reforça a postura que a empresa deve ter, evitando o constrangimento físico e moral do devedor. Interferir momentos de lazer, descanso, ou ainda fazer afirmações falsas, também não é algo permitido pela Lei.


Fazer cobranças durante o trabalho é permitido?

Uma dúvida muito comum sobre como fazer cobranças é se é permitido fazer ligação durante o horário de trabalho. Isso vai depender dos números de contato que o devedor informou à empresa, não podendo fazer cobranças em outros meios.

Se o devedor informou o número da empresa como meio de contato, é permitido fazer a ligação. Porém, nada de deixar recados para terceiros, afinal, isso acabaria causando o constrangimento, que, como falamos, é passível de multa e penalizações.

Enfim, caso o devedor não tenha deixado o número da empresa como meio de contato, a ligação não deve ser feita. Só o ato de ligar, nesse tipo de situação, já é capaz de constranger o indivíduo, o que é suficiente para causar problemas à empresa.


Quais são os horários permitidos para ligação?

É muito importante saber fazer cobranças de forma eficaz dentro do horário permitido por Lei. Isso vai acabar dependendo do estado em que a sua empresa atua, afinal de contas, não existem regras quanto a isso, para não atrapalhar o lazer e descanso do devedor.

No estado de São Paulo, por exemplo, as cobranças só podem ser feitas, entre segunda e sexta, das 8h às 20h, não podendo passar disso. Já no caso do fim de semana, apenas sábado está disponível, com horário entre 8h e 14h, itinerário bem reduzido.

Durante domingos e feriados, as cobranças não podem ser feitas, e por isso, a ligação deve ser evitada. Enfim, se você não reside em São Paulo, é bom estar atento à legislação da sua região, pois o prazo pode acabar sendo bastante diferente.


Como fazer cobranças de forma eficaz?

Existem algumas dicas básicas que podem te ajudar a fazer cobranças de forma mais eficaz com os seus clientes. A seguir, vamos apresentar alguns princípios que podem facilitar no momento de fazer a cobrança de maneira efetiva. Confira!


Respeito

Saber como fazer cobranças de forma eficaz passa muito pelo respeito que se deve ter com o cliente. Por mais que seja básico, é sempre importante lembrar que o devedor merece ser respeitado, e isso não deve ser ignorado pela sua empresa.

Seja sempre educado e nunca diga nada em tom acusativo, como se o cliente quisesse lesar a empresa. Pode ser que ele apenas tenha se esquecido de pagar o boleto na data certa, por exemplo, com essa situação sendo bastante comum, inclusive.

Em todo caso, as cobranças devem ser sempre respeitosas, até para que a empresa se proteja durante esse procedimento. Uma fala mais agressiva pode ser motivo suficiente para travar uma batalha judicial sobre danos morais, por exemplo.


Preparo

Um ponto que não pode ser ignorado pelo cobrador é o preparo no momento de solicitar o pagamento de dívidas. Para isso, é recomendado ter todas as informações mais importantes sobre o devedor e a sua cobrança em mãos.

Data do atraso, o que foi comprado, método de pagamento que já tinha sido acordado, entre outros dados que podem ser relevantes. Mostrar, de maneira clara, o que deve ser pago, e porque determinada conta está em atraso, é essencial.

Por meio da Conta Empresa Grafeno, é possível distribuir disparos que evitam que isso aconteça. Por meio da régua de cobrança, a plataforma envia, automaticamente, lembretes para os clientes, evitando o aumento no número de inadimplentes.


Calma

O momento de cobrar o devedor não é agradável para nenhuma das partes, mas é preciso ter calma. Quando confrontado sobre a dívida, mesmo de maneira respeitosa, algumas pessoas podem acabar adotando um comportamento agressivo.

Nunca é possível prever a reação de quem está com a dívida, mas a sua deve ser muito bem pensada. Não é recomendado também adotar um tom agressivo, pois isso não ajuda o cliente, e nem a sua empresa a receber o dinheiro devido.

É preciso ter um tom calmo, sempre disponibilizando as informações que o cliente precisar para realizar o pagamento. Um confronto de pessoas agressivas é danoso para os dois lados, e pode acabar acarretando em um processo contra a empresa.


Apresente opções

Para fazer cobranças de forma eficaz, é preciso apresentar alternativas para que o devedor quite o débito. Isso porque, em muitos casos, os termos antigos do contrato não servem mais, já que a conta acaba ultrapassando a sua condição financeira.

Para evitar que isso aconteça, é sempre importante negociar, oferecendo novos termos de parcelamento, por exemplo. É essencial entender essa situação e buscar meios de ajudar o seu cliente a quitar a dívida de forma confortável para ele.

Enfim, pode ser que a emissão de um boleto imediato, por exemplo, para o pagamento, já seja o suficiente. De toda forma, dialogue com o público para entender quais são as formas mais confortáveis de pagamento e como a sua empresa pode ajudar com isso.


Direito ao ponto

É preciso fazer a ligação de cobrança e entrar diretamente no assunto, sem deixar a cordialidade de lado, é claro. Ir direto ao ponto, para poupar tempo dos dois, é essencial para conseguir encontrar uma solução mais rapidamente.

Inclusive, é recomendado adotar uma postura mais positiva, para mostrar ao cliente que esse problema pode ser resolvido. Fazer rodeios na situação, e nunca adentrar no assunto, pode acabar representando apenas a perda de tempo para os dois lados. (fonte:Grafeno)

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